sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reforma política será votada em partes no Senado

GABRIELA GUERREIRO
Folha de S. Paulo


O Senado decidiu "fatiar" a reforma política para tentar emplacar pelo menos parte das mudanças no sistema político do país aprovadas na comissão especial que discutiu o tema. A comissão vai encaminhar ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), sete propostas de emenda constitucional e dois projetos de lei com os pontos aprovados pelos seus integrantes.

O número de propostas e projetos vai crescer até a semana que vem, quando a comissão termina de elaborar todas as matérias que vão ser analisadas pela Casa. Faltam ser apresentadas as propostas relacionadas ao sistema eleitoral brasileiro, financiamento público das campanhas e as cotas para mulheres --temas mais polêmicos das mudanças.

Os três temas não foram aprovados hoje pela comissão porque as propostas ainda estão em elaboração. Os demais foram mantidos da forma como aprovados pelos parlamentares, sem mudanças até que comecem a tramitar oficialmente na Casa.

Presidente da comissão, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) admite que muitos temas vão ser modificados durante tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no plenário do Senado. "A comissão teve que fazer o seu trabalho e fez. Mas não existe um senador que esteja de acordo com todas as propostas. Nada impede que as matérias sejam modificadas até o final da sua tramitação."

LISTAS FECHADAS

Para Dornelles, o tema mais polêmico é a mudança do sistema eleitoral brasileiro para o de listas fechadas. Aprovado pela comissão, o sistema determina que os eleitores votem nos partidos, e não mais nos candidatos.

O número de eleitos depende da quantidade de votos recebidos por cada legenda.

Outro ponto que divide os senadores é o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais, que deve sofrer mudanças no plenário se o sistema de listas fechadas não for mantido pela Casa.

Dornelles disse acreditar, porém, que os pontos menos polêmicos da reforma vão ser aprovados pelo Senado por maioria - como a mudança na data da posse do Executivo, as regras para suplentes de senadores e a fidelidade partidária. "Não é uma reforma fácil, mas acho que 90% do que foi aprovado vai prevalecer."

A oposição já anunciou que vai votar contra o voto em lista fechada, proposta defendida pelo PT e parte dos governistas na comissão. "Eu sou contra quase tudo o que foi aprovado, fui voto vencido. Vou defender agora os meus pontos de vista", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

terça-feira, 19 de abril de 2011

Diversas atividades culturais e reivindicatórias marcam o Dia do Índio

Uma carta com as reivindicações dos indígenas brasileiros foi entregue à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça na última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).







Na América Latina, o Dia do Índio (19 de abril), comemorado desde 1940 por decisão do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, será marcado por muitas mobilizações. Os indígenas aproveitarão a data para destacar a riqueza de suas culturas e denunciar os problemas que enfrentam. No Brasil, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realiza, desde o dia 17 até o dia 20, o Fórum Nacional de Lideranças Indígenas (FNLI), reunindo organizações de todo o país. A ideia é voltar o olhar sobre o movimento indígena, debatendo as principais demandas, perspectivas e estratégias.
Uma carta com as reivindicações dos indígenas brasileiros foi entregue à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça na última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI). Eles exigem demarcação e desintrusão de terras e criticam a criminalização de lideranças indígenas. Na Bolívia, organizações originárias indígenas e campesinas organizam as Jornadas Audiovisuais e Fóruns Públicos com a temática Afirmando a Diversidade Construímos uma nova Bolívia com Participação e Equidade, entre os dias 18 e 20. Os eventos ocorrerão na cidade de Santa Cruz.


A intenção é sensibilizar moradores urbanos sobre a realidade dos povos indígenas. Nas Jornadas Audiovisuais, diversos gêneros serão apresentados, como documentário, reportagem e ficção, tendo como foco a cultura indígena. Os Fóruns Públicos pretendem ampliar o diálogo entre povos e sociedade em geral.
Na Argentina, as atividades seguem bem animadas e valorizando a cultura dos povos. Durante o XXXV Abril Cultural Salteño, as bandas Sumaimaná, Huayra Callpa e Sikuris La Tintínica vão apresentar Arpay (um espetáculo musical bem elaborado) amanhã, na sala Maior do Teatro Provincial de Salta. A entrada é gratuita é o endereço é Avenida Zuviría, número 70. Ainda na província de Salta, na cidade de


Tartagal, terá início amanhã a Semana dos Povos Originários, com várias atividades, estendendo-se até o dia 23. O objetivo é discutir os direitos sociais dos povos. Haverá mostra artesanal, artística e cultural, no Centro Cultural América. Amanhã, os indígenas realizarão um ato na Praça 9 de Julho, em frente ao Cabildo Histórico.


Na província de Mendoza, na cidade de Madre Tierra, haverá uma oficina sobre costumes das comunidades indígenas e outra de percussão, no dia 21, promovidas pela Associação do Encontro Indígena. As artistas María Isabel Tolosa e Delia Chávez farão uma apresentação musical. A participação é gratuita. Também em Mendoza, haverá, amanhã, a apresentação do projeto educativo Huarpes em sua própria voz, que busca dar a conhecer a cultura desta etnia. Serão lançadas três cartilhas educativas destinadas a crianças das escolas da província, além de um material audiovisual. O evento ocorrerá a partir das dez horas, no Salão Patrícias Mendocinas, no


Corpo Central da Casa de Governo.Adital/EcoAgência



http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRVVONlYHZFVjZkVhN2aKVVVB1TP

domingo, 10 de abril de 2011

Sucesso no Lançamento do 1º Núcleo de bairro do PV

Num evento com aproximadamente cem pessoas o Partido Verde de Francisco Morato lançou seu primeiro núcleo de bairro. Cobertura completa amanhã neste blog.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Governo e indústria de alimentos fecham acordo para reduzir sódio

De acordo com o Ministério da Saúde, brasileiros consomem, em média, 9,6 gramas diárias de sal, quase o dobro do recomendado pela OMS
08 de abril de 2011 | 0h 00



Lígia Formenti - O Estado de S.Paulo



A indústria alimentícia e o Ministério da Saúde firmaram ontem um termo de compromisso de redução gradual na quantidade de sódio de 16 tipos de alimentos. As primeiras reduções vão ocorrer com massas instantâneas, pães e bisnaguinhas, a partir de 2012.

Atualmente, cada 100 gramas de macarrão instantâneo produzido no Brasil apresenta entre 2.036 e 4.718 miligramas de sódio. No Canadá, a média de sódio é de 926,9 miligramas a cada 100 gramas do produto.



No caso do pão de forma, os índices dos produtos brasileiros também são expressivamente maiores. Enquanto no Canadá a média varia de 361 a 526 miligramas de sódio a cada 100 gramas do alimento, no Brasil, a mesma quantidade do produto traz entre 437 e 796 miligramas.


A implementação do acordo será acompanhada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao longo do processo, o governo deverá fazer estudos para avaliar os reflexos da redução nos indicadores da saúde.


O presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação, Edmundo Klotz, afirmou que ainda não foi avaliado qual será o impacto no sabor da redução de sódio dos produtos. Ele disse estar convicto, no entanto, de que alternativas adequadas serão encontradas. "Já fizemos isso com relação à gordura trans", lembrou. Um acordo firmado entre 2007 e 2010 permitiu a redução de 230 mil toneladas da substância - associada a um maior risco de doenças cardiovasculares - a alimentos industrializados.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que pactos firmados entre governo e setor produtivo são estratégia ideal para incentivar a adoção de hábitos saudáveis.


O ministro evitou fazer comentários sobre a medida proposta pela Anvisa de inclusão de avisos de advertências nas embalagens de alimentos com altos teores de açúcar e gordura - substâncias que, assim como o sal, quando ingeridas em quantidades excessivas, podem aumentar o risco de problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas. "Esse é um debate que está sendo feito. O importante é reforçar a informação para população", afirmou.


Atividade física. O ministério anunciou ainda o lançamento de um programa para estimular a prática de atividade física, o Academia da Saúde. A proposta permite a criação de espaços para prática de atividades individuais e coletivas, com participação de profissionais que trabalham no Estratégia de Saúde da Família. O ministério, no entanto, não informou quanto será destinado para esse programa. Os recursos virão de emendas parlamentares. Também ontem, a pasta colocou em consulta pública a metodologia para criação de um novo indicador sobre qualidade do atendimento de saúde e da satisfação da população com serviços prestados. A proposta ficará em consulta pública por 60 dias.


Alimentos naturais já contêm o mineral


O sódio, embora seja popularmente associado ao sabor salgado, funciona como conservante para os alimentos industrializados. Ele também é usado para enaltecer o sabor, mesmo dos doces. Além do sódio adicionado no preparo industrial, há também o sódio natural dos alimentos e, ainda, o sal que se coloca no prato, na hora de comer. No final do dia, portanto, a conta é alta.


O sódio em excesso faz mal porque ele deve estar sempre em equilíbrio com a quantidade de água presente no sangue. Quando está sobrando, o organismo atua para restabelecer o equilíbrio, tirando água de dentro das células para diluí-lo. Com esse aporte de água, o volume de sangue aumenta, elevando a pressão dentro das artérias e favorecendo o surgimento das doenças cardiovasculares.


Além disso, o sal em excesso é responsável pela retenção de líquido e pela formação de edemas pelo corpo. Alguns médicos também relacionam o exagero ao câncer de estômago e à osteoporose.


Apesar de estar associado a diversas doenças se ingerido em excesso, o sódio desempenha uma importante função no corpo. Ele ajuda a regular a pressão osmótica, que é o mecanismo que controla a quantidade de água nas células. O risco de ingerir uma quantidade insuficiente do mineral é pequeno. Sem qualquer adição de sal, carnes, peixes, derivados de leite e vegetais - sobretudo feijão, tomate e alface - fornecem ao corpo a quantidade mínima necessária por dia.


Até o pote de iogurte light traz sódio demais


Em fevereiro, uma pesquisa norte-americana incluiu até o refrigerante light entre os vilões do sódio. A bebida, embora pouco calórica, contém mais sódio do que a versão tradicional. O estudo, feito pela Universidade de Miami e apresentado em congresso médico nos EUA, relacionou a ingestão exagerada da bebida a um risco aumentado de passar por enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC).


Uma lata de refrigerante à base de cola (350 ml) do tipo zero açúcar, por exemplo, tem 49 miligramas de sódio. A maior concentração de sódio nas linhas diet e light pode ser explicada pela adição do ciclamato de sódio, um tipo de adoçante. Um pote de iogurte light com 170g, que parece inofensivo, carrega 122 mg de sódio, quase a mesma quantidade existente em três biscoitos de água e sal. Um pacote de suco em pó light (10 gramas) tem 125 miligramas de sódio.


 PASSOS DO ACORDO


Até julho


Estabelecimento de metas de redução de sódio em pão francês, bolo pronto e mistura, salgadinhos de milho e batata frita.
Até o fim do ano

Estabelecimento de metas para bolachas salgadas, recheadas e de maisena; embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, linguiça, salame e mortadela); caldos e temperos; margarinas vegetais; maioneses; derivados de cereais; laticínios; refeições prontas (pizza, lasanha, comida infantil salgada e sopas).

 Até 2012: Início da redução

Massas instantâneas: até 1,9 grama por 100 gramas de alimento (30% do valor atual)
Pães de forma: 645 miligramas por 100 gramas de alimento (redução de 10% ao ano)
Bisnaguinhas: 531 miligramas por 100 gramas de alimento (redução de 10% ao ano)

 Até 2014

Pães de forma: até 522 miligramas por 100 g (10% ao ano)
Bisnaguinhas: até 430 miligramas por 100 gramas de alimento (redução de 10% ao ano)

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110408/not_imp703297,0.php

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PV Morato lança seu primeiro núcleo de bairro

O Partido Verde de Francisco Morato vai inaugurar neste domingo, dia 10 de abril, o primeiro núcleo num bairro da cidade. O núcleo do Batista Genari Será coordenado pelo dirigente da legenda Cácio Ferreira.  A idéia é facilitar o acesso das pessoas não só ás informações, mas a participação política nos bairros. O lançamento será as 10 horas na R. Um, 842, próximo ao campo de futbol do Batista Genari. Toda a população é convidada a participar do evento, mesmo quem ainda não conhece o Partido no mundo e no município.

Segundo o autor da idéia, Joel Aquino, isso facilitará o acesso à legenda e pode até servir de exemplo para outras cidades: “Conhecemos a realidade de nossa cidade e sabemos que nem todos podem gastar com passagem ou combustível para vir até o centro, além disso todos trabalham e não seria justo ocupar seu tempo além do necessário. Com um núcleo em cada grande bairro facilitamos a participação política e economizamos tempo e dinheiro.”

Para obter outras informações sobre os núcleos de bairro ou sobre o PV, envie um e-mail para pvmorato@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um partido em ação

O Partido verde de Francisco Morato não limita sua atuação aos  anos eleitorais. Após verificar os 12 milhões de votos de Maina Silva na cidade em sua campanha à presidência, o  PV Morato quer se aproximar de todas as pessoas que já depositaram sua confiança no novo jeito de fazer política. Dessa forma é possível discutir idéias, entender problemas e formular um programa de intervenção política social.

No ultimo dia 3 de abril, foi criado oficialmente O Secretariado de Juventude Verde de Francisco Morato  do qual todas as pessoas com idade entre 16 e 31 anos estão convidados a participar. Seguindo a  mesma linha de avanço, será criado no dia 10 de abril as 10 horas  o primeiro núcleo de bairro do PV no Batista Genari. Amanhã este blog terá informações completas sobre este evento.

O PV é um partido aberto as pessoas de todas as idades, religiões, gêneros, etnias e segmentos sociais. Você pode saber mais sobre essa agremiação pela internet no www.pv.org.br, www.pvsp.org.br, ou em nossas reuniões ordinárias, a próxima delas será no dia 01 de maio as 14 horas na Rua Gerônimo Caetano Garcia, 628 sala 03. Fique ligado na rede, O Partido está no orku e  faceboock.